gular - meaning and definition. What is gular
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is gular - definition

BIOLOGIA AVÍCOLA
Bolsa gular
  • A fragata ''[[Fregata magnificens]]'' tem uma bolsa gular que pode inflar para atrair uma parceira.
  • Iguana com bolsa gular.

gular      
adj m+f (de goela+ar2)
1 Relativo ou pertencente à goela.
2 Próximo à goela (como o saco inflável junto à goela do sinimbu).
Saco gular         
O saco gular ou bolsa gular é uma bolsa de pele inflável presente na região cervical nalgumas espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios,Kentwood David Wells. The ecology & behavior of amphibians.
gular      
adj.2g. -morf.zoo relativo a garganta
bolsa g. dobra g.
-etim gula + -ar ; ver gul-

Wikipedia

Saco gular

O saco gular ou bolsa gular é uma bolsa de pele inflável presente na região cervical nalgumas espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios, utilizada para amplificar sons, almazenar alimentos ou para cortejar.

Esta bolsa é particularmente proeminente nalgumas aves marinhas como os corvos marinhos e os pelicanos, nos quais formam um saco utilizado para armazenar alimento temporariamente. Nos corvos marinhos esta bolsa é coloreada, a qual possivelmente possui um papel importante nas interações sociais e cortejo da espécie. Isto é evidente nas fragatas, que inflam durante os rituais de acasalamento durante cerca de 20 minutos.

Dado que o corvos marinhos são os parentes mais próximos do ganso-patola e Anhingidae (que não possuem uma bolsa gular distinta) do que de fragatas ou pelicanos, poder-se-á deduzir que neles a bolsa gular pode ser plesiomórfica ou adquirida por evolução paralela.

Nos mamíferos como as morsas, algumas espécies de gibões e o siamang, os orangotangos machos e vários anfíbios (saco vocal), répteis, esta bolsa pode inflar-se para produzir e amplificar os sons, advertir os seus rivais e atrair as fêmeas. No dragão de Komodo funciona facilitando a respiração enquanto corre.